sábado, 2 de outubro de 2010

Recoleta - Buenos Aires

Há muito o que se aprender sobre um povo a partir do estudo de seus ritos funerários.
Na Argentina é possivel fazer uma visita monitorada ao Cemitério da Recoleta e entrar em contato com alguns aspectos importantes sobre a cultura do lugar.

O cemitério da Recoleta é o mais antigo cemitério público de Buenos Aires, data de 1881. Nele estão sepultados heróis da Independência, presidentes da República, militares, cientistas, artistas, intelectuais.
Merece a visita pela sua sumptuosidade, sua beleza escultural, e também pela importância dos que ali, descansam eternamente.


Entre eles os restos mortais de Eva Peron


Não chores por mim Argentina,
minhalma está contigo,
A vida inteira eu te dedico, mas não me deixes, Fica comigo,
Jamais o poder ambicionei, mentiras falaram de mim,
Meu lugar é do povo a quem sempre eu amei,
Eu só desejo sentir bem de perto o seu coração batendo por mim com fervor,
Que nunca me vou esquecer,



Essa escultura me chamou atenção por representar a vida de uma mulher. Uma professora italiana que fundou a primeira escola de normalistas em Buenos Aires


Este cemitério como vários outros nos remetem a necessidade do homem de eternizar-se perante a sociedade e fazer do seu túmulo um símbolo de prosperidade. Assim, os jazigos foram confeccionados por artistas trazidos da Europa especialmente para adornar a morada definitiva.
Os aspectos monumentais, ou humildes dos mausoléus representavam indiretamente a importância de determinadas famílias perante à sociedade da época.

Endereço: Junín 1760, Recoleta

Um comentário: