sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Adrogué e Clemente duas descobertas interessantes!

Bete Godoy



Adrogué é uma bela área de Grande Buenos Aires, no extremo sul da Argentina. Em 1800 era muito comum a elite rica do país, passar seus verões em suas fazendas.



Hoje, com cerca de 30.000 moradores, Adrogué destaca-se como um bairro residencial elegante conhecido por suas ruas de paralelepípedos, as árvores frondosas e setor financeiro próspero.

O lugar também oferece Quaint cafes, restaurants, parks and squares abound. cafés, restaurantes, parques e praças são abundantes.

Cris, Carol e Bete no Maria Bonita Adrogue

Pizza Bar Maria Bonita.

Calle Mitre 1195- Adrogue

É a mistura da modernidade e a herança The neighborhood's architectural juxtapositions are apparent everywhere - from the now buildings that have sprouted in recent years to the older, carefully preserved sites that give Adrogue its undeniable charm. Arquitetônica do passado. Visitors looking for a true taste of Argentine life can't go wrong with Adrogue's historic and cultural leisure options.
Passear pelas ruas ladeadas de árvores é inesquecível. As casas cada uma mais charmosa que a outra.


Existe uma variedade quando se trata de compras, graças aos varejistas que oferecem itens não encontrados em nenhum outro lugar na cidade de Buenos Aires.


Durante um passeio pela cidade conhecemos a um personagem tão importante na literatura em quadrinhos quanto Mafalda (de Quino).

Quem é CLEMENTE?

Clemente é um estranho personagem dos clássicos quadrinhos argentinos. Criado por Caloi (Carlos Loiseau) em 1973, e passou muitos anos nos fazendo rir na parte de trás do jornal "Clarín". É uma espécie de ave com tubo de listras e sem asas e mãos.

Algo nos chamou atenção ao ver Clemente. Um bicho que voa sem asas e sem mãos. Parecia não fazer sentido, mas depois de observá-lo melhor todo sentido parecia existir ao menos em nossa cabeça.
Tínhamos algo em comum a capacidade de voar com as ideias e estas ficarem para sempre.
Quando nada fazemos ou nada pensamos somos como moscas sem asas. Hannah Arendt diz que uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar a sua própria essência-ela não é apenas sem sentido: ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos.

A cabeça Clemente parece estar cheia, fazendo o corpo assentar e sem asas como voar?
Quando as mãos estão atadas ou nada podem transformar a boca pode rebelar.

Talvez seja por isso que a boca de Clemente fosse tão vistosa? Parece estar pronta pra desvelar inquietações humanas que precisavam voar, voar, voar por todos os cantos do mundo.

As palavras, as idéias, as imagens, as linguagens como forma de expressão traduzem como Caloi vê a vida, as relações e o mundo.
Viva a capacidade de representar!


Clemente é, sem dúvida, político e crítico econômico por excelência. Seus comentários e conclusões respondem às conseqüências sociais, políticas e econômicas do país com sarcasmo e ironia que o tornou conhecido não só na Argentina, mas do mundo.
Ele e o filósofo brasileiro Marcos Lorieri acreditam que um aspecto político importante do trabalho com o conhecimento é que quanto mais pessoas puderem conhecer melhor a realidade, menos elas poderão ser ludibriadas e mais poderão estar participando das decisões de como as sociedades devem ser organizadas.

Geraldo Vandré diz: quem sabe faz a hora não espera acontecer. E quem não sabe? Vai esperar acontecer por parte dos históricos “sabidos” que sempre fazem acontecer na direção dos seus próprios interesses, sem levar em conta os interesses legítimos de todos.

Tudo isso não passa de um grande devaneio de idéias de quem conheceu um ser provocativo que conseguiu marcar presença neste mundo por meio da genialidade humana de seu criador.
.

A história e a vida de Clemente
“Ele apareceu como um personagem coadjuvante na tira de jornal Clarin Bartolo drivers”, em 1973. O desenho foi um condutor de um bonde chamado Bartolo (foto direita), que funcionou Buenos Aires, com o seu animal de estimação, Clemente. Nestas primeiras aventuras do bonde estava se movendo como um louco, voando.
Clemente, em um curto espaço de tempo, foi se tornando o protagonista da história. Ao longo do tempo Bartolo desapareceu com seu carrinho e Clemente começou uma nova fase, uma nova faixa, onde ele era o protagonista.
Clemente ama futebol, e é por isso sua participação é destaque não só as tiras, mas também na televisão, através de sua versão animada do mundo.

Em novembro de 2004 ocorreu a inauguração do Monumento ao Clemente, o escultor Fernando Rusquellas em Plazoleta Clemente, no coração de Adrogué.






Nenhum comentário:

Postar um comentário