A livraria El Atneo se encontra no antigo cine-teatro Splendid, notória referência cultural da cidade. O Splendid foi construído em 1919, graças à idéia de um imigrante austríaco que queria um teatro no bairro de Saint Germain. Nos tempos áureos, ele era um misto de cabaret e cinema por aonde passaram o rei do tango Carlos Gardel e a companhia de balé de célebre dançarina cubana Alicia Alonso. Foi lá também a primeira exibição de um filme com som na capital Argentina.O teatro, porém, entrou em decadência e, em 2000, o grupo ILHSA, dono da rede El Ateneo, comprou o prédio e transformou-o em livraria. Com um estilo arquitetônico que mescla o meneirismo e o romantismo, os visitantes entram por um marquise com pilares modelados por Troiani, celebrado escultor argentino da década de 50. os três andares, que antes davam lugar aos camarotes, agora acomodam milhares de livros.
O ambiente que era destinado à platéia ganhou estantes repletas de livros.
No teto, há uma cúpula com uma pintura de Nazareno Orlandi (pintor do final do século XIX, com diversos murais espalhados por Buenos Aires) que representa a paz obtida com o fim da Primeira Guerra Mundial.
Onde ficava os camarotes tornaram-se espaços para leitura em poltronas aconchegantes
Descendo as escadas rolantes e nos deparamos com o setor de literatura infanto-juvenil. Imagina se eu e a Bete não enlouquecemos.
E lá fomos nós vascular todas as prateleiras, deslumbradas com o cuidado para o lugar ser aconchegante e lúdico. Não encanta apenas os pequenos leitores, mas pessoas de todas as idades. Pude presenciar cenas comoventes como de uma senhora com duas crianças sentadas no chão lendo. Não sei se ela tem a noção do que ela estava fazendo para os seus prováveis netos, eu morri de inveja daqueles pequenos
Encontramos um livro bárbaro! Mi Mamá de Anthony Browne, imagina trouxemos para cá. Tudo bem que esta em espanhol, mas é de uma delicadeza, um cuidado no texto, a ilustração sempre remetendo a estampa da roupa da mãe em diversas situações.
Enchi-me de coragem e lá fui eu com meu portunhol horroroso, fazer a leitura para Bete, Patricia e Maisa maravilhosas que ainda se encantam com estes pequenos mimos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_91pwi3alNYfan40abCox41UpjlqK-OxWo2lWCp2nchOTUcsGPtZDVEveiUTbTGk30GuA0SzHfbtW_ox8m-iHaN2OJ0bHFd3VBGB3VlS6ETMKQRUVIcXDS0pGuXI48lYZwzcTkMHb33A/s320/001343_minhamae516b.jpg)
Versão em português de Portugal, prometo postar uma foto da versão em espanhol que está linda!
Depois de horas perdidas naquele lugar maravilhoso, adivinha?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyzCR9Ux-VH0i-MJAiohHw2rZamIDo3zqXmndk90w01DbiFvnBVwVKiOkfsuGr0iA7i3gEtAX3-1tGkMJsfrfUVNlB1QqpI0vOMYkDWkLIqG3RAQQlnMkRQXGNoVFMwq2qr5at4wMZXSw/s320/Buenos+Aires+19+de+julho+029.jpg)
Parada para o café. Bete, Patricia de vermelho e Maisa de costas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimNR-JdVuOGOig815-AnL1M9wPmt79IrQDosZrOPY70MJahBtp6yHY8xNYJeqJLglGRIPzEOARhuDsQhWERXz93sgLUQARCicAKxHw1wwkf858lJ-eZL5h93PV8Ko_ZmP3TLe61wpvOqI/s320/Buenos+Aires+19+de+julho+025.jpg)
O palco onde astros se apresentavam virou um requintado café, onde é possível sentar e ler obras dos grandes escritores. Isso se eles, em carne e osso, não aparecerem por lá. É comum lançamentos de livros com a presença de ilustres intelectuais, como Mario Vargas Llosa, Slavoj Zizek e Paul Auster.
Não encontramos nenhum destes ilustres intelectuais por lá.
Avenida Santa Fé, 1860 - Recoleta - Buenos Aires - Argentina
Nenhum comentário:
Postar um comentário